Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Minha síndrome do intestino irritável

Como já falei aqui antes tenho síndrome do intestino irritável. Não é nada maligno, mas é uma síndrome que ataca meu sistema digestivo (principalmente intestino) nos meus momentos de tensão, nervosismo extremo e stress.

O que acontece comigo é que na maioria das vezes meu intestino é preso, e às vezes ele se torna solto demais... por causa do meu nervosismo... Dependendo da situação, chego a ter crise de evacuação de emergência, minha barriga parece uma "cachoeira" e preciso ir ao banheiro imediatamente, não consigo segurar! É muito esquisito...

Se eu ficar tensa/nervosa/ansiosa demais depois de uns 2 ou 3 dias tenho crise aguda de cólicas intestinais que, na maioria das vezes, se manifesta no início da madrugada... Não sei ao certo, mas parece que meu organismo entende que estou relaxada e resolve "liberar" toda tensão acumulada através das cólicas... Gente, é uma dor insuportável!!! Como já estou acostumada sei que se ficar quietinha por alguns minutos (+/- uns 10) a dor começa a passar...

O mais interessante é que se está extremamente relacionada às minhas tensões e ansiedades... se fico por um período longo sem ter ansiedade extrema não tenho essas crises!!! Já passei por alguns médicos e todos me indicaram o seguinte tratamento: não ficar muito tensa!

Este ano, por exemplo, já tive 2 crises! Uma em janeiro e outra em fevereiro...
Depois que voltei a me exercitar não tive mais! Acho que exercícios físicos são excelentes para aliviar as tensões do dia-dia!

Espero continuar assim e não ter mais essas crises!

3 comentários:

  1. Realmente exercício físico é ótimo para aliviar as tensões.
    Eu faço karatê, e descarrego as tensões nos golpes e nos gritos.
    A-DO-RO!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Giovana,
    Eu sempre tive vontade de experimentar alguma luta, só não tive oportunidade ainda... Boa dica vou procurar aqui na minha cidade.

    abcos, Lívia

    ResponderExcluir
  3. Ai que legal... vc já está correndo bastante... 15 min para mim é muuuiitoooo....
    Obrigada pelo comentário
    Bj

    ResponderExcluir